MÊS DA BÍBLIA 2025
24.09.2025
TERCEIRO ENCONTRO
Unidos em Cristo, caminhamos na esperança
ACOLHIDA
Comentário Inicial: Queridos irmãos e irmãs, sejam bem-vindos! Neste mês da Bíblia somos chamados a aprofundar nossa fé pela escuta da Palavra de Deus, de modo especial da Carta aos Romanos. Hoje, refletiremos sobre a comunhão e a esperança que nascem da vida nova em Cristo, que nos faz caminhar juntos como Igreja viva e missionária.
Canto Inicial: Toda Bíblia é Comunicação.
ORAÇÃO INICIAL
Pres:. Em Nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo.
Todos:. Amém.
Pres:. Oremos: Oremos: Senhor, pela tua Palavra nos revelas a força do teu amor. Dá-nos a graça de permanecermos unidos em Cristo, alimentados pela fé e pela esperança. Que este encontro nos ajude a viver como irmãos, testemunhas da vida nova que recebemos em Jesus.
Todos:. Amém.
INVOCAÇÃO AO ESPIRITO SANTO
Todos:. Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém
Leitor:. Leitura da carta de são Paulo aos Romanos
O que nos resta dizer? Se Deus está a nosso favor, quem estará contra nós? Ele não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós. Como não nos dará também todas as coisas junto com o seu Filho? Quem acusará os escolhidos de Deus? É Deus quem torna justo! Quem condenará? Jesus Cristo? Ele que morreu, ou melhor, que ressuscitou, que está à direita de Deus e intercede por nós? Quem nos poderá separar do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada? Como diz a Escritura: “Por tua causa somos postos à morte o dia todo, somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro.” Mas em todas essas coisas somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou. Estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os principados, nem o presente nem o futuro, nem os poderes, nem as forças das alturas ou das profundidades, nem qualquer outra criatura, nada nos poderá separar do amor de Deus, manifestado em Jesus Cristo, nosso Senhor.
Leitor:. Palavra do Senhor.
Todos:. Graças a Deus.
REFLEXÃO DA LEITURA E DO TEMA
Responsável pelo o celebrante do dia!
O QUE A IGREJA NOS PEDE?
Leitor 1:. A Igreja, sustentada pela Palavra, nos chama a viver como testemunhas da esperança. Em meio às dores da humanidade, o amor de Deus é a certeza que sustenta os cristãos.
Pai que estás nos céus,
a fé que nos deste no
teu filho Jesus Cristo, nosso irmão,
e a chama de caridade
derramada nos nossos corações pelo Espírito Santo
despertem em nós a bem-aventurada esperança
para a vinda do teu Reino.
A tua graça nos transforme
em cultivadores diligentes das sementes do Evangelho
que fermentem a humanidade e o cosmos,
na espera confiante
dos novos céus e da nova terra,
quando, vencidas as potências do Mal,
se manifestar para sempre a tua glória.
A graça do Jubileu
reavive em nós, Peregrinos de Esperança,
o desejo dos bens celestes
e derrame sobre o mundo inteiro
a alegria e a paz
do nosso Redentor.
A ti, Deus bendito na eternidade,
louvor e glória pelos séculos dos séculos.