ARCHIDIOCESIS OLINDAE ET RECIFE
_________________________
Ao Reverendo Padre Gabriel Ghisieri, sacerdotes, diáconos, seminaristas e a todo o povo de Deus presente em nossa circunscrição eclesiástica, saudações e bênçãos no senhor.
Desde a aurora da Santa Igreja, observamos a dedicação incessante de indivíduos notáveis que, impulsionados por seu denodo e fervor apostólico, devotaram-se com singular afinco à proclamação do Evangelho e à edificação do Reino de Deus. Estes homens e mulheres, movidos por uma fé inabalável e por um ardente amor ao Senhor, enfrentaram inúmeros desafios, adversidades e perseguições, sempre perseverando com coragem com os olhos sempre fitos no Senhor.
E vendo em ti, caríssimo filho, o vosso esforço por anunciar o Evangelho com dedicação exemplar e fé inabalável, reconhecemos, com íntima admiração, o vosso ardente zelo pastoral, a constância no serviço ao povo de Deus e a nobre disposição de consagrar vossa vida à edificação da Santa Igreja.
Portanto, em plena conformidade com as disposições estabelecidas pelo Código de Direito Canônico no que tange à dignidade eclesiástica de Cônego, e tendo sido criteriosamente observados e satisfeitos todos os requisitos necessários, valendo-nos da autoridade que nos é conferida, NOMEIO a ti venerável irmão como CÔNEGO do Venerável Cabido Metropolitano de Cônegos, conferindo-te, conforme o disposto no cân. 509 do Código de Direito Canônico, os seguintes deveres, encargos e prerrogativas que se anexam a esta nobre e honrosa missão.
° Assistir o Arcebispo Metropolitano nas celebrações litúrgicas solenes;
° Celebrar conforme prescrito a Liturgia das Horas na Catedral Metropolitana;
° Zelar pela manutenção e organização da Catedral Metropolitana;
° Aconselhar o Arcebispo Metropolitano quando solicitado;
° Auxiliar na administração dos bens eclesiásticos da Arquidiocese;
° Incentivar e apoiar as iniciativas pastorais e litúrgicas em toda a Arquidiocese.
Deverás, pois, receber e portar com honra e reverência o Barrete de borla vermelha insígnia tradicional do capítulo dos Cônegos, símbolo visível da dignidade que ora te é conferida. Que ao contemplá-lo, recordes constantemente teus sublimes deveres como Presbítero e servidor da Santa Igreja, permanecendo fiel ao ministério que te foi confiado, com renovado ardor, espírito de oração, zelo pastoral e íntegra caridade.
Entretanto, seja-te sempre presente no coração que este título eclesiástico jamais se converta em motivo de vanglória, vaidade ou soberba, mas, antes, se traduza em sinal eloquente de maior compromisso, humilde serviço e entrega generosa à Igreja de Cristo e ao santo povo de Deus. Que este título seja para ti permanente convite a uma vida de santidade, de disponibilidade pastoral e de testemunho luminoso no seio do nosso venerável presbitério.
