Decreto 030/2025 | Nomeação das dignidades capitulares | Arquidiocese Metropolitana de Olinda e Recife

 

ARCHIDIOCESIS OLINDAE ET RECIFE

_________________________

DOM HÉLIO BORGES CARDEAL MARTINS, OFM
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
ARCEBISPO METROPOLITANO DE OLINDA E RECIFE

 Aos diletos filhos espalhados por todo o nosso território, saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Tendo em vista o disposto no Estatuto da Venerável Colegiada de Cônegos Arquidiocesana de Olinda e Recife, especialmente nos Artigos 4º, 7º, 14º e 15º, que estabelecem as dignidades e ofícios próprios do Cabido, e considerando o bem espiritual e pastoral da Arquidiocese, ouvindo previamente os membros do Cabido e movido por zelo pastoral e amor à Igreja de Cristo. 

DECRETO E NOMEIO

I. DIGNIDADE DE PRESIDENTE DO CABIDO

O Reverendíssimo Cônego Gabriel Ghisieri,
presbítero incardinado nesta Arquidiocese, nomeado PRESIDENTE DA VENERÁVEL COLEGIADA DE CÔNEGOS ARQUIDIOCESANA DE OLINDA E RECIFE,

com todas as faculdades, prerrogativas e deveres previstos no Estatuto Capitular, especialmente o de presidir às sessões, representar o Cabido em juízo e fora dele, velar pela observância das normas litúrgicas e disciplinares, e fomentar a unidade e o zelo espiritual entre os Cônegos, sendo sinal de comunhão com o Arcebispo Metropolitano.

II. DIGNIDADE DE ARCIPRESTE DO CABIDO

O Reverendíssimo Cônego José Pedro Vasconcellos,
presbítero incardinado nesta Arquidiocese, nomeado ARCIPRESTE DA VENERÁVEL COLEGIADA DE CÔNEGOS ARQUIDIOCESANA DE OLINDA E RECIFE,

com a missão de velar, em conjunto com o Pároco da Catedral, pela boa ordem e decoro das celebrações litúrgicas, pela dignidade dos templos e pela fiel observância do cerimonial arquidiocesano, além de substituir o Presidente em suas ausências ou impedimentos.

Ambos os nomeados são exortados a exercerem seus ofícios com espírito de serviço, fidelidade e comunhão, segundo o coração de Cristo Bom Pastor, inspirados pelo exemplo de São João Bosco, padroeiro da Colegiada, cuja vida foi marcada pelo zelo pastoral e pela caridade operante em favor da Igreja.

Que a Santíssima Virgem Maria, Mãe da Igreja, e São João Bosco, pai e mestre da juventude, intercedam junto a Deus pelos novos dignitários, para que, fortalecidos pelo Espírito Santo, desempenhem com prudência e amor o múnus que hoje lhes é confiado.

Dado e Passado em Olinda, na Cúria Metropolitana, ao Décimo sétimo dia do mês de outubro do ano jubilar de dois mil e vinte e cinco.

Dom Hélio Borges Cardeal Martins, OFM

Arcebispo Metropolitano 


E eu, o sub escrevi
Côn. Gabriel Ghisieri
Chanceler do Arcebispado

Postagem Anterior Próxima Postagem