Prot.: 052/25
ATA DE ORDENAÇÃO DIACONAL
Aos dezenove dias do mês de novembro do ano do Senhor de dois mil e vinte e cinco, às 14h00, na Sé Catedral Arquidiocesana do São Salvador do Mundo, situada na Arquidiocese de Olinda e Recife, realizou-se a solene Celebração da Ordenação Diaconal dos seminaristas Leandro e Gustavo.
A cerimônia foi presidida por Sua Eminência Reverendíssima Dom Edgard Costa, Cardeal Bergoglio, que, após os ritos iniciais, dirigiu palavras de acolhida e ensinamento ao povo de Deus, destacando a beleza e a responsabilidade do ministério diaconal, ressaltando que o diácono é chamado a servir com humildade, alegria e dedicação aos mais necessitados, configurando-se a Cristo Servo.
Após a proclamação do Evangelho, e concluído o rito de apresentação e eleição dos candidatos, os seminaristas Leandro e Gustavo manifestaram publicamente sua disposição de assumir o ministério ordenado conforme a Santa Igreja determina. A assembleia, como sinal de concordância, expressou seu apoio mediante aplausos.
Seguiu-se então o rito central da ordenação, com a Ladainha de Todos os Santos, durante a qual os elegidos permaneceram prostrados, entregando-se à intercessão da Igreja Celeste. Em seguida, Sua Eminência Reverendíssima impôs as mãos sobre cada ordenando e proferiu a oração consecratória, conferindo-lhes solenemente o Primeiro Grau da Ordem, tornando-os, a partir deste momento, Diáconos da Santa Igreja Católica.
Os novos diáconos receberam das mãos do Cardeal a estola diaconal e a dalmática, sinais visíveis de seu ministério. Com gratidão e emoção, foram introduzidos ao altar, onde assistiram ao Cardeal durante a Liturgia Eucarística, exercendo pela primeira vez as funções próprias de seu novo estado clerical.
A celebração transcorreu com grande participação do clero, religiosos, seminaristas e fiéis provenientes de diversas comunidades da arquidiocese. A cerimônia foi concluída com a bênção solene de Sua Eminência Reverendíssima e o envio missionário dos novos diáconos.
Para constar e surtir os efeitos eclesiásticos devidos, eu, Pe. Paulo Henrique, Secretário do Arcebispado, lavrei a presente Ata de Ordenação Diaconal, que vai por mim assinada e pelos demais que dela participaram.
Olinda, 19 de Novembro de 2025.
Arcebispo Metropolitano Primaz do Brasil
+ Dom Sávio Rodrigues
Bispo Auxiliar da Diocese de São João Del-Rei, testemunha
+ Dom Gregório Tavares
Bispo Diocesano da Diocese de Salvador
Pe. Paulo Henrique
Testemunha
Pe. Gabriel Herique
Testemunha
Diác. Leandro
Neo-diacono eleito
Diác. Gusvato
Neo-diacono eleito